HMD dispõe de mamografia 3D e sistema mais rápido de biópsia de lesões da mama

0

 

As tecnologias à disposição nos serviços de saúde da mulher tornam o processo diagnóstico e terapêutico mais eficaz

 

Tornar o processo diagnóstico e terapêutico mais rápido e eficaz é um dos objetivos dos serviços integrados de saúde da mulher do Hospital Mãe de Deus. Para que isso seja possível, coloca à disposição das pacientes tecnologias e sistemas de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer e de outras lesões de mama.

 

Uma dessas tecnologias é a tomossíntese, também chamada de mamografia 3D. Trata-se de um sistema que permite a aquisição de várias imagens tomográficas das mamas, com espessura de 1,0 mm, demonstrando com mais detalhamento a arquitetura interna da mama e aumentando a capacidade de detectar lesões, especialmente o câncer. Pesquisas recentes na Europa e Estados Unidos mostraram que o uso da tomossíntese determinou um aumento na taxa de detecção de câncer, em média, de 35%.

 

Outro ganho significativo com o uso da tomossíntese no rastreamento é a redução em até 40% da necessidade de exames adicionais, incluindo ecografia e ressonância magnética, bem como a diminuição da necessidade de biópsias.

 

Conforme o gestor dos Serviços de Mamografia e Densitometria Óssea do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), o médico Radiologista Lucio De Carli, a tomossíntese está indicada para rastreamento populacional, bem como para complemento de uma mamografia 2D.

 

Mas se os exames detectarem a necessidade de uma biópsia, o Hospital Mãe de Deus dispõe do Suros, um sistema de biópsia percutânea de lesões de mama. Como este sistema é possível a retirada de vários fragmentos de tecido com uma única introdução da agulha. Os fragmentos são obtidos a cada cinco segundos continuamente, o que possibilita, na maioria dos casos, a obtenção de material adequado em menos de um minuto. Esta é a principal vantagem em relação aos sistemas de biópsia a vácuo abertos, em que a agulha deve ser retirada e novamente introduzida na paciente para cada coleta dos fragmentos.

 

Além disso, o Suros permite de forma segura, sob controle ecográfico, a retirada percutânea de alguns tipos de nódulos benignos em ambiente ambulatorial, sem necessidade de internação ou uso de bloco cirúrgico. Segundo Dr. Lucio de Carli, os resultados estéticos são excelentes e há grande tolerabilidade pelas pacientes.

Fonte: HMD

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: