Pesquisa ágil e confiável na rotina hospitalar

0

Ferramenta de busca para tomadas de decisão clínica é destaque no cenário internacional da Saúde e faz sucesso no Brasil

Por Ana Cappellano | fotos: divulgação Wolters Kluwer Health /Can Stock Photo

U ma das mais conhecidas soluçõesde TI de suporte a decisões clínicasbaseadas em evidência entre médicos de todo o mundo, o UpToDate, apresentou números de desempenho e satisfação que confirmam uma tendência nos hospitais: o uso de ferramentas de busca para o acesso rápido e confiável a informações atualizadas — como estudos, pesquisas e relatos de casos — como um recurso essencial na rotina de atendimento.
A Wolters Kluwer Health, desenvolvedora do produto, divulgou em fevereiro os resultados de uma pesquisa realizada com mais de 16 mil clientes relatando que cerca de 314 milhões de tópicos médicos foram acessados, globalmente, no ano passado. De acordo com o levantamento, para 96% dos entrevistados, o UpToDate é um recurso confiável e eficiente no local de atendimento, mantendo os profissionais atualizados. Para 94%, ele melhora a qualidade do tratamento oferecido pelos médicos aos seus pacientes, sendo que 92% relataram favorecer a realização de testes de diagnóstico mais adequados.

Em 2014, os usuários da solução em 174 países visualizaram, em média, mais de 26 milhões de tópicos médicos por mês.
Estudos conduzidos nos Estados Unidos, que apontam mudanças na utilização da educação médica online no país, também elevaram o interesse do mercado de saúde internacional pela adoção do UpToDate. Um artigo publicado pela Clinical Infectious Diseases chegou a afirmar que as buscas realizadas por médicos no UpToDate podem prever epidemias de gripe nos Estados Unidos antecipadamente de forma mais precisa do que outros recursos, como o Google Flu Trends.¹ Já segundo estudo veiculado no Journal of Hospital Medicine2, o uso do UpToDate aumentou na última década, ao contrário de outros recursos de conhecimento médico online.

“Temos mais de 850 mil usuários e quase 30 mil instituições ao redor do mundo. O UpToDate está disponível para médicos em hospitais líderes e redes de hospitais no Brasil e em mais de 170 países. Ele é oferecido pelos ministérios nacionais da Espanha, Noruega e do Reino da Ará-bia Saudita. Agências regionais, como o New York City Health & Hospitals, também o oferecem para seus médicos e enfermeiros. Foi comprovado que ele modifica a forma como os profissionais praticam a medicina e é o único associado aos melhores resultados”, afirma Daniel Guilherme Christiano, gerente de contas da Wolters Kluwer Health.

Simples e rápido, com credibilidade

A facilidade de uso e a agilidade das consultas favorecem a alta aceitação da ferramenta por médicos, especialmente os residentes, que encontram na solução mais um suporte na formação profissional. A experiência é semelhante à do Google, com apenas um campo de busca, sugestões automáticas enquanto a questão de pesquisa é digitada, e interface, navegação e consulta disponíveis em português. O tempo médio de pesquisa fica entre 3 a 5 minutos, entre consulta e acesso à informação desejada. “Tentamos entregar
as informações médicas mais atuais e as recomendações escritas por especialistas de renome com o mínimo de cliques em um teclado ou ‘swipes’ em um dispositivo móvel. O nosso objetivo é o de ser uma parte integrante do fluxo de trabalho clínico, em vez de uma interrupção”, explica Daniel.

Um sistema de segurança e a criptografia avançada protegem o acesso do UpToDate, estável para todos os navegadores, seja em computadores, em dispositivos móveis ou dentro de um sistema de registro eletrônico de saúde. O gerente da Wolters ainda garante que ele não gera conflitos com outros sistemas de TI existentes na instituição. O rigoroso processo de edição e atualização, conduzido por mais de 6 mil autores médicos, editores e revisores, assegura a confiabilidade do conteúdo. Daniel explica que este numeroso time abarca profissionais com profundo domínio de suas especialidades, que fazem uma avaliação crítica da literatura médica existente e que têm a missão de produzir conteúdo original em um formato sucinto e pesquisável. “Publicamos atualizações todos os dias. Cada tópico é atribuído a um autor (um especialista da área) e a, pelo menos, dois revisores médicos. Esse grupo trabalha em conjunto para realizar uma revisão abrangente da literatura, culminando em recomendações claras para o tratamento e a triagem que permitem melhorar o atendimento. As recomendações são sempre baseadas em evidências”, ressalta.

Defendido pela Wolters Kluwer Health como a solução de TI de suporte a decisões clínicas baseadas em evidência de maior abrangência e de maior alcance do mercado, o UpToDate pode ser instalado facilmente, de um dia para o outro, e não requer modificações de software ou hardware por parte da instituição de saúde. O produto é implementado em computadores com acesso à internet e a liberação ocorre por meio de acesso a IP.

artigo

De acordo com Daniel, o investimento não é elevado, considerando-se o alto valor agregado da solução. “O retorno de investimento é rápido devido aos efeitos diretos e indiretos do UpToDate. Um estudo demonstra que, para as instituições, ele chega em noventa
dias. Com um corpo clínico bem treinado tendo acesso às últimas evidências médicas, pode-se conseguir também, ao longo da utilização do produto, melhores indicadores financeiros”, afirma.

 

 

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: