Capital paulista ganha hospital na região de Moema

0
Instituição terá como foco principal atuação em cirurgias de alta complexidade nas áreas de cardiologia, ortopedia e neurologia.
São Paulo, 7 de abril de 2014 – A partir de hoje – Dia Mundial da Saúde, a cidade ganha um moderno e compacto complexo hospitalar. Localizado no bairro Planalto Paulista, próximo de Moema e do aeroporto de Congonhas, o Hospital Moriah chega para atender uma demanda dos moradores da região e pacientes que precisam realizar tratamentos e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.
O Hospital Moriah é uma iniciativa de um grupo de pessoas que acredita em um novo modelo de atenção hospitalar, que preza pela excelência no atendimento, baseado em valores humanistas intrínsecos ao exercício da medicina. “O atendimento humanizado é um diferencial que buscamos no mercado. Internamente, chamamos essa forma acolhedora de Jeito Moriah de Atender”, diz David Martins, superintendente do Hospital Moriah.
A construção do Hospital Moriah é fruto de investimento da Life Empresarial Saúde, uma operadora de saúde que atua no mercado nacional desde 2002 e possui uma carteira de mais de 66 mil vidas. Os investimentos para a construção somam a ordem de R$ 105 milhões em infraestrutura e tecnologia.
 
Infraestrutura – O parque tecnológico do Hospital Moriah possui aparelhos de ponta nas cinco salas do centro cirúrgico, sendo uma delas uma sala híbrida, que permite ao médico optar por um procedimento convencional ou mesmo fazer um exame antes, durante e depois da intervenção. O arco cirúrgico e o sistema de navegação ultramoderno proporcionam ao cirurgião realizar procedimentos de alta complexidade e com máxima precisão e segurança. O hospital tem capacidade para realizar 450 cirurgias por mês.
Na área de medicina diagnóstica, o parque de imagem também foi equipado com aparelhos de última geração. Tomografia computadorizada, ressonância magnética 3T, mamógrafo digital como tomossíntese, ultrassons e raios x digitais constituem o Centro de Diagnósticos do Hospital Moriah, que também está estruturado para atender as demandas por exames de análises laboratoriais. O serviço de endoscopia avançada é outro destaque, com equipamentos que permitem diagnóstico de alta qualidade e intervenção cirúrgica para a extração de tumores, procedimento ainda pouco disponível nos hospitais brasileiros.
 

 

Principais gestores do Hospital Moriah
 
Eunice Harue Higuchi, presidente
Formada pela Faculdade de Medicina Universidade São Paulo – USP, fez residência em pediatria na USP, tem título de especialização em Saúde Pública e certificação em radiologia. Ocupou o cargo de Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Mairinque e de São Roque, ambos municípios de São Paulo. É membro da American Institute of Ultrasound in Medicine – AIUM.
 
David Martins, superintendente
Graduado em Tecnologia da Informação pela Fundação Getulio Vargas – FGV, Martins ocupou o cargo de CIO do grupo Bandeirantes, onde alcançou o posto de diretor administrativo. Possui conhecimento em gestão da saúde pela FGV.
 
 
 
Leandro Echenique, diretor técnico
Possui graduação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e é professor da pós-graduação da mesma faculdade. Tem experiência na área de cardiologia do esporte e clínica médica.
 
 
 
 
 
Números do Hospital Moriah:
 
– 52 leitos no total, sendo 31 eletivos e 11 na UTI e 10 no Pronto Atendimento.
– 5 salas cirúrgicas, sendo uma sala híbrida para procedimentos hemodinâmicos.
– 4 consultórios para atendimento no Pronto Atendimento
– 6 salas para consultas eletivas
– Investimento R$ 105 milhões
– 470 colaboradores*
– 5.000 atendimentos pacientes/mês*
– Ressonância Magnética: 1.440
– Tomografia: 6.000
– Ultrassonografia: 2.880
– Mamografia: 2.880
– Radiologia: 2.880
– Endoscopia: 2.088
– Exames laboratoriais: 20.000
– 450 cirurgias/mês*
– 1 auditório com capacidade para 60 pessoas
* estimativa quando estiver 100% em operação
Arquitetura e acolhimento são diferenciais do Hospital Moriah
 
Projeto arquitetônico e Jeito Moriah de Atender proporcionam experiência acolhedora para os pacientes.
Desde o início, a arquitetura do Hospital Moriah foi planejada para favorecer a humanização do atendimento aos pacientes, seus familiares e também colaboradores. Sua estrutura moderna e compacta possui uma fachada com duas cúpulas de vidro, que beneficia o aproveitamento constante da luz natural em vários ambientes do hospital: recepção, balcão de informações, restaurante, consultórios, entrada para o auditório e vãos no interior do prédio com jardim vertical. O projeto arquitetônico é doescritório de arquitetura Siegbert Zanettini.
No térreo, as baias da recepção são baixas e possuem divisórias de vidro para que o paciente tenha conforto e privacidade durante o seu primeiro atendimento. Nos apartamentos, cores neutras de pisos e mobiliários, bem como fotografias da natureza na parede dos quartos, trazem paz e tranquilidade para quem chega com a saúde fragilizada. No segundo piso, há um espaço ecumênico para o exercício da espiritualidade, componente importante para a vida do ser humano.
No extenso subsolo, onde se concentra o Centro de Diagnósticos do Hospital Moriah, as salas de ressonância e tomografia são decoradas com painéis de imagens de praia para tornar a experiência do cliente mais relaxante durante a realização desses exames.
 
Horário de visita irrestrito – O horário de visita para os pacientes da UTI é liberado. “Esse é um outro diferencial, pois na UTI, uma área normalmente restrita nos hospitais, o paciente se sente isolado. Ao liberar o horário de visita, acreditamos que isso influencie diretamente na recuperação dele. A hospitalização precisa ser uma experiência boa”, diz David Martins, superintendente do Hospital Moriah.
Toda essa preocupação, em oferecer um hospital cujo atendimento humanizado e acolhedor fossem diferenciais, levou a instituição a buscar uma parceria com a Planetree, uma organização americana focada no cuidado centrado do paciente em ambientes de cura.
 
Jardins – Por ser um fator que agrega no aspecto da humanização, o paisagismo é um elemento relevante do Hospital Moriah. Nos dois vãos existentes no interior do prédio, foram criados jardins verticais que chamam a atenção pela beleza de seus 16 metros de altura e atingem áreas importantes, como a Terapia Infusional, onde são realizados os tratamentos de quimioterapia, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e os corredores de acesso aos quartos dos pacientes.
Estrategicamente localizado em frente à entrada principal, há também um jardim temático com espécies típicas de Israel, com destaque para uma árvore plantada no centro: uma oliveira centenária, com idade aproximada de 250 anos. O entorno do hospital também conta com uma grande quantidade de árvores de diferentes variedades, assim como a área de estacionamento.
Acabamentos e mobiliário – Todos os acabamentos do Moriah foram escolhidos a dedo para que o ambiente tivesse uma atmosfera acolhedora.  Para isso, foram selecionados elementos neutros que lembrassem a natureza, como o marrom e o verde. Pisos vinílicos que imitam a madeira também foram utilizados em várias áreas do hospital.
Nos apartamentos, as cores das paredes, pisos e mobiliários proporcionam um espaço acolhedor para o paciente, seus familiares e visitantes. Os quartos são mobiliados comsmart TV, telefone, frigobar, cofre, mesa de cabeceira, mesa para o acompanhante, mesa de refeição, armário, poltrona e sofá.
As áreas comuns do hospital são decoradas por um mix de peças clássicas com algumas de design moderno, que levam cores neutras e criam ambientes elegantes e confortáveis como o de um hotel de alto padrão. Quadros do artista Renato Pinto complementam a decoração.
O Hospital Moriah possui ainda um restaurante com uma vista privilegiada para o Aeroporto de Congonhas. O local é decorado com um painel gigante do renomado arquiteto Siegbert Zanettini – mesmo autor do projeto arquitetônico do hospital, que contou também com a consultoria para ambientação e design da Planetree.
Centro de Diagnósticos reúne tecnologias de ponta
em exames por imagem e análises clínicas
 
Equipamentos são capazes de realizar diagnósticos mais precisos
  e intervenções terapêuticas minimamente invasivas.
Inaugurado em novembro, o Centro de Diagnósticos do Hospital Moriah foi o primeiro serviço da instituição a entrar em operação. O espaço conta com aparelhos de ponta para oferecer múltiplas alternativas de exames. “É um empreendimento com padrão de excelência, que prima pela precisão de resultados e detecção precoce de problemas de saúde”, diz Leonardo Iquizli, médico radiologista responsável pelo Centro de Diagnósticos do Hospital Moriah.
De acordo com o radiologista, a aquisição de modernas tecnologias sempre esteve na pauta dos gestores da instituição, com o objetivo de colocar à disposição dos médicos do corpo clínico equipamentos de alta qualidade e confiabilidade. “Essa é uma condição primordial na prestação de cuidados aos pacientes e de valor indiscutível quando se trata de salvar vidas”, diz Iquizli. Outra vantagem, ressalta, é a proximidade ao aeroporto de Congonhas, facilidade para quem precisa de serviços complexos na área da saúde.
 
Tomografia computadorizada de 128 canais – é um dos equipamentos que oferece máxima qualidade de imagem para exames que necessitam de altíssima resolução, contribuindo significativamente para a rapidez e precisão dos diagnósticos médicos. O aparelho é capaz de adquirir milhares de imagens do corpo em segundos, permitindo detectar lesões milimétricas e produzir reconstruções tridimensionais (3D) bastante detalhadas. Outras grandes vantagens são a realização de exames com baixa dose de radiação e de alta complexidade como por exemplo angiotomografia de artérias coronárias e de artérias carótidas e cerebrais.
 
Ressonância magnética 3 Tesla – equipamento de última geração, que permite obter imagens de qualidade superior às de ressonâncias magnéticas de 1,5 Tesla, comuns na maioria dos serviços. O túnel de 70cm de diâmetro beneficia pacientes claustrofóbicos, obesos até 230 kg e crianças que podem entrar na máquina acompanhadas por um adulto, diferencial que as tranquiliza e pode evitar a sedação.
Exemplos de exames complexos de ressonância: espectroscopia, perfusão, difusão, ressonância cardíaca, angiorressonância de artérias e veias, colangioressonância, urorressonância, ressonância de próstata sem necessidade de bobina endorretal, ressonância de mama.
As salas de ressonância magnética e de tomografia são decoradas com paisagens de praia para tornar a experiência do cliente mais relaxante durante a realização desses exames. Na ressônancia, o paciente pode usar fones de ouvidos para escutar músicas de sua escolha e minimizar o barulho do aparelho.
 
Mamógrafo digital – equipamento ultramoderno, capaz de fazer mamografia 3D ou tomossíntese, procedimento novo e avançado que possibilita avaliação tridimensional das mamas. O aparelho obtem múltiplas imagens finas, aumentando a taxa detecção dos tumores mamários e reduzindo a necessidade de estudos complementares.
 
Raio X digital – maior resolução das imagens e menor exposição do paciente à radiação.  Outras vantagens são a redução do consumo de energia e suprimentos (filmes) e da geração de resíduos em relação às radiografias convencionais.
 
Endoscopia – O serviço de endoscopia digestiva e respiratória do Centro de Diagnósticos do Hospital Moriah possui um endoscópio de última geração, capaz de diagnosticar tumores malignos e benignos. Por meio de “biópsia óptica”, os pacientes podem ter seus problemas de saúde resolvidos e poupados de se submeterem a outros exames diagnósticos ou a procedimentos terapêuticos mais invasivos de forma desnecessária.
Todos os procedimentos são realizados na presença de um médico anestesista na sala, o que possibilita a sedação adequada somente durante o período do procedimento.
 
Análises clínicas – Oferece uma ampla variedade de exames, os quais são processados em equipamentos ultramodernos e dentro dos mais rigorosos controles de qualidade e biossegurança. Todos os exames de análises clínicas possuem a chancela de responsabilidade técnica do Hospital Albert Einstein.
Site e perfis em redes sociais:
Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: