Novas soluções para “Gestão Integrada de Sinistro” reduzem gastos das Operadoras de Saúde e promovem efetividade assistencial

0

 

A AITE, empresa do Grupo Benner especializada em serviços para Operadoras de Saúde Suplementar e auditoria na área da saúde, junto com a Deloitte, está lançando três novas soluções capazes de dar suporte às áreas críticas das operadoras de saúde: regulação médica, gestão das internações e gerenciamento de carteiras de alto risco.

Os serviços chegam para auxiliar as operadoras a superarem o desafio de instaurar, simultaneamente, eficiência financeira e qualidade assistencial. Comparações realizadas com os modelos convencionais, que miram na redução pontual de custos e na restrição assistencial, demonstraram que estes padrões estão superados. As novas soluções são focadas na melhoria da efetividade da assistência e promovem grande desaceleração da curva de gastos das operadoras. São esperadas quedas de até 24% no quesito permanência hospitalar, 21% na gestão de OPME e 17% na gestão de oncologia.

Novidades serão apresentadas no 18º Congresso UNIDAS

As novidades serão apresentadas pela primeira vez durante o 18º Congresso UNIDAS – Cenários Atuais da Saúde e Novos Rumos para o Setor, que acontece entre 29 de novembro e 1 de dezembro de 2015, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.

De acordo com Marciano de Almeida, sócio-diretor da AITE, “o custo do sinistro é cada vez mais representativo nas contas das operadoras de planos de saúde, reduzindo drasticamente as margens do negócio”. Um dos principais indicadores é a variação dos custos médicos hospitalares (VCMH), que atingiu 15,4% ao ano em maio, praticamente o dobro do IPCA (8,1%). Além disso, com a complexidade e forte regulação do setor, as operadoras não conseguem executar uma gestão efetiva. Processos segmentados, gestão administrativa e financeira aplicada ao BackOffice e foco na restrição do acesso são fatores que impedem uma visão integrada da operação, não focada na efetividade da assistência.

 

Além de inédita, as soluções que compõe a “Gestão Integrada de Sinistro” da AITE/Deloitte têm um caráter inovador para o mercado brasileiro. Isto porque são as primeiras a empregarem o conceito DRG(Diagnosis Related Group), que tem como premissa otimizar a visão de eficácia e eficiência de tratamentos nas diferentes linhas terapêuticas. A metodologia permite não só qualificar a rede hospitalar, como também comparar o desempenho de diferentes hospitais, por critério de custo-efetividade. As soluções também utilizam ferramentas analíticas, que possibilitam não apenas a gestão, mas também a análise preditiva da sinistralidade, auxiliando no processo de tomada de decisões e antecipando futuras distorções.

 

Fonte: Grupo Benner

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: