SMILE: Técnica inovadora de cirurgia refrativa da ZEISS recebe aprovação do FDA

0

A mais moderna e menos invasia técnica de cirurgia para correção de miopia VisuMax® SMILE acaba de ser introduzida nos Estados Unidos. Após resultados positivos identificados via um estudo, o FDA (Food and Drug Administration), órgão responsável pela liberação de novas técnicas e medicamentos no país, aprovou o VisuMax® SMILE(abreviação em inglês para Extração Lenticular com Pequena Incisão), que utiliza o laser de femtossegundo VisuMax, da ZEISS.

A técnica, que é a terceira geração de cirurgia refrativa, já possui registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária Brasileira) e marcação do Conselho Europeu. Encontra-se estabelecida em mais de 60 países, dentro de 500 clínicas, em mercados globais como Europa, China, Austrália, Canadá e Índia. O Brasil recebeu seu primeiro VisuMax® em 2012 e, atualmente, 10 centros refrativos já utilizam o equipamento. Mais de meio milhão de procedimentos com a técnica SMILEforam realizados pelo mundo desde a sua introdução. Os resultados comprovaram níveis elevados de segurança, conforto e eficiência.

A aprovação do FDA se deu após um estudo encomendado pela entidade, que entrevistou mais de 300 pacientes que realizaram o procedimento ao longo dos últimos anos, bem como a comunidade mundial de cirurgiões de refração. Os dois públicos compartilharam depoimentos e provas consideradas positivas pelo FDA. Jon D. Dishler, especialista em cirurgia refrativa do Instituto Dishler Laser, no Colorado (EUA), e integrante do Conselho Médico Norte-americano, acredita que o SMILEserá uma opção importante para quem tem diagnóstico de miopia e astigmatismo. “Os resultados são realmente impressionantes, especialmente no caso dos pacientes que operaram e deixaram de depender dos óculos em seu dia a dia.”

Jim Mazzo, presidente global do segmento oftalmológico da ZEISS e CEO da divisão norte-americana da empresa, conta que a popularidade do SMILE cresceu muito nos últimos cinco anos, tanto entre cirurgiões quanto entre os pacientes. “A aprovação do FDA representa uma incrível possibilidade para a comunidade médica norte-americana, que agora terá a disposição uma técnica nova, com benefícios comprovados. O SMILE tem potencial de expandir o mercado de cirurgia refrativa dos Estados Unidos.”

SMILE – A técnica utiliza o laser de femtossegundo VisuMax da ZEISS, que, por ser mais preciso,  aprimora a correção refrativa e permite uma recuperação mais veloz. A cirurgia tem maior exatidão e controle no corte, representando traumas e lesões teciduais menores para a córnea do paciente. O SMILE é realizado em uma única etapa, utilizando apenas um tipo de laser. O VisuMax é aplicado para criar uma lentícula na parte interna da córnea, juntamente com uma pequena incisão de 2 a 4 milímetros na superfície. Após o tratamento, o cirurgião delicadamente separa a lentícula, que é retirada pela incisão já feita. Com isso, o formato da córnea é alterado, corrigindo-se a refração de acordo com o planejado.

Principais vantagens

  • Não há corte de flap. O laser de femtossegundo VisuMax da ZEISS realiza tratamento para criar uma lentícula na parte interna na córnea, que é retirada por uma incisão pequena, 7 vezes menor que o corte do flap realizado na técnica LASIK. Com isso, o trauma da cirurgia é minimizado, com menor influência na produção de lágrima e menos alteração na estrutura da córnea.
  • Não há remoção do epitélio, o que minimiza o desconforto logo após a cirurgia e possibilita rápida recuperação.
  • O laser de femtossegundo faz o tratamento na parte interna da córnea, não sendo influenciado por condições ambientais da sala cirúrgica (umidade, temperatura) nem por hidratação de cada córnea.
  • Com uma incisão menor, há menos risco de infecção e a cicatrização ocorre de maneira mais rápida.
Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: