Relatório da ONU aponta baixo acesso a drogas contra dor

0

Segundo o Relatório Anual de 2014 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE), da ONU, divulgado no início de março, 75% da população mundial não recebem tratamento adequado para aliviar a dor. O documento afirma que cerca de 5,5 bilhões de pessoas no mundo ainda têm pouco ou nenhum acesso a medicamentos contendo drogas como codeína e morfina.

Os números apresentados pela JIFE mostram que o consumo da morfina, por exemplo, concentra-se em regiões de maior desenvolvimento social e econômico. Quase toda a utilização da substância, 92%, é feita por apenas 17% da população global, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental, Austrália e Nova Zelândia.

Para a JIFE, que recomenda aos Governos a disponibilização desse tipo de drogas para o uso médico, o problema foi acentuado pela grande quantidade de conflitos armados e desastres naturais ocorridos no período coberto pelo estudo, que geraram maior demanda para o tratamento de feridos e doentes ao mesmo tempo em que dificultaram a obtenção dos medicamentos.

O relatório completo está disponível no link unis.unvienna.org/unis/en/events/2015/incb_2015.html.

FONTE: ONU-BR/ UNIS-Vienna

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: