FDA aprova nivolumabe para tratamento de câncer de pulmão

0

O medicamento nivolumabe, desenvolvido pela biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb, recebeu em março, nos Estados Unidos, a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (NSCLC) avançado, após terapia prévia.

Esta é a segunda aprovação nos EUA, nos últimos três meses, para o fármaco, que em dezembro de 2014 já havia sido aprovado pela FDA para o uso no tratamento do melanoma metastático, com base na taxa de resposta tumoral e durabilidade da resposta demonstrada nos ensaios clínicos.

O nivolumabe é a primeira e única droga anti PD-1 (receptor-1 de morte programada) aprovada que demonstrou prolongar a sobrevida global em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (NSCLC) avançado previamente tratados, em comparação ao docetaxel, com uma redução de 41% no risco de morte em ensaios clínicos Fase III. A mediana verificada foi de 9,2 meses com nivolumabe e de 6 meses com docetaxel.

“Por ser um dos cânceres mais comumente diagnosticados nos Estados Unidos, com alta mortalidade, existe uma necessidade significativa para tratamentos que prolonguem a sobrevida dos pacientes com o câncer de pulmão. Somos gratos aos muitos pacientes e profissionais de saúde que foram nossos parceiros no desenvolvimento de um novo
tratamento com potencial para lidar com esta necessidade não atendida”, declarou Lamberto Andreotti, CEO da Bristol-Myers Squibb.

A Bristol-Myers Squibb tem um amplo programa de alcance global para estudar a ação do nivolumabe em múltiplos tipos de tumor. Mais de 50 estudos clínicos, como monoterapia ou em combinação com outras terapias, fazem parte do projeto que envolve mais de 7 mil pacientes em todo o mundo.

FONTE: Bristol-Myers Squibb

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: