Einstein Para Conhecimento – semana de 20 a 26 de abril

0

I Congresso Einstein de Transplante

Reconhecido pelas iniciativas inovadoras e pelo pioneirismo em tecnologia, qualidade e segurança, assistência, pesquisa e ensino, o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) também é considerado uma referência em transplantes.
O I Congresso Einstein de Transplante, de 23 a 25 de abril, pretende mostrar a experiência de mais de uma década do Programa de Transplantes da Instituição e estimular a troca de ideias sobre atualidades, avanços e perspectivas em transplantes de órgãos sólidos, medula óssea e córnea.
Além de apresentações de casos clínicos e temas específicos de cada tipo de transplante, serão discutidos temas como imunologia, infecção, cuidados intensivos, anestesia e recursos diagnósticos que fazem a diferença no transplante e nos quais o Einstein possui grande expertise.
Este evento contará com a participação de convidados internacionais e nacionais e é dirigido a todos os profissionais da área de saúde. Recursos diferenciados de ensino serão explorados neste congresso, como aulas por meio de videoconferência no Centro de Simulação Realística.
Em 2014 o HIAE realizou 253 transplantes, sendo 229 pelo PROADI-SUS.
Os Drs. Marcelo Bruno de Rezende e Márcio Dias de Almeida, Coordenadores do Programa de Transplantes do HIAE, estão à disposição para entrevistas.
Caso queira cobrir o evento, envie um e-mail para imprensa@einstein.br

Serviço:
23 a 25 de abril
Auditório Moise Safra- Av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – São Paulo-SP

Programação completa:
http://www.einstein.br/Ensino/eventos/Paginas/congresso-einstein-de-transplante.aspx

Sugestão de pauta

Nossa memória possui um HD externo?

O Brasil tem 202.768.562 habitantes com 281.705.510 celulares e aplicativos são lançados diariamente com intuito de facilitar a rotina da população.
A agenda, antes manual, hoje é integrada no celular e no e-mail, o corretor ortográfico completa a palavra com apenas duas letras digitadas.
Nossa memória ganhou um HD externo, mas afinal, essas ações automáticas são saudáveis?
Ana Merzel, coordenadora do serviço de psicologia do Hospital Israelita Albert Einstein está à disposição para entrevistas sobre o tema.

Voluntariado

Telma Sobolh lança livro sobre a transformação social em Paraisópolis

Na noite da última terça-feira (14), a presidente do Departamento de Voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Telma Sobolh, apresentou o livro “A Força da Esperança – O poder transformador do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis”, a 150 pessoas no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), entre amigos, parceiros e membros da instituição. Na ocasião, foram vendidos mais de 100 exemplares que, a partir de agora, poderão ser adquiridos no Departamento de Voluntários do Albert Einstein. A obra traz histórias e curiosidades dos 17 anos de intensas atividades do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) em prol do desenvolvimento dos moradores da segunda maior favela de São Paulo. “Tenho a alegria de mostrar este trabalho, que é fruto da dedicação de pessoas que, assim como eu, acreditaram ser possível mudar o rumo daquela comunidade. Os resultados e as histórias de transformação que presenciamos mostram que o esforço valeu e vale muito a pena”, diz a autora.

Ensino

Amanhã tem a organização do serviço de Psicologia na UTI Compartilhada

Desde o dia 1º de abril está no ar a 10ª edição da UTI Compartilhada, programa de ensino do Einstein que visa divulgar as melhores práticas e protocolos na conduta com pacientes graves. Os encontros online são direcionados para médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde que atuam em Unidades de Tratamento Intensivo. As aulas acontecem diariamente das 11 às 12h. O endereço para acesso é:http://www.einstein.br/uticompartilhada

Oncologia

Prevenção e diagnóstico dos cânceres de útero e ovário

Os cânceres ginecológicos de útero e ovário fazem milhares de vítimas anualmente, especialmente por demorarem para se desenvolver e para serem diagnosticados.
O principal causador do tumor de colo de útero é o vírus do HPV, cuja vacinação maciça pode mudar radicalmente os números apresentados no Brasil, embora, o exame preventivo Papanicolau seja uma ferramenta eficaz e de baixo custo.
No caso do tumor de ovário, trata-se de uma doença pouco frequente, e é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e de menor chance de cura. De acordo com o INCA, são registrados aproximadamente cinco mil novos casos por ano.
Estes são os temas da próxima palestra do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, que contará com os ginecologistas cirurgiões Eduardo Motta, Mariano Tamura e Renato Moretti.
A prevenção, diagnóstico e aspectos do tratamento serão abordados com a equipe multidisciplinar, que responderá perguntas da plateia.

Serviço:
5 de maio, terça-feira às 17h30
Auditório Kleinberger – Av. Albert Einstein, 627 – Morumbi

Calendário da saúde

Abril
26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
30 – Dia Nacional da Mulher

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: