Oncologistas alertam para incidência 3 vezes maior nesta década dos casos de câncer de boca e garganta ligados ao HPV

0

Estudo do A.C.Camargo Cancer Center em andamento mostra que 80% dos tumores de orofaringe (garganta) têm associação com o papilomavírus (HPV). Há dez anos, essa associação existia em apenas 25% dos casos. Hoje esses tumores atingem mais os jovens (entre 35 e 45 anos), que não fumam e nem bebem em excesso, mas praticam sexo oral desprotegido. Tema será o ponto central de evento gratuito voltado ao público leigo na próxima terça, 14, às 17h30. Inscrições peloencontro@accamargo.org.br

Estudo publicado pelo A.C.Camargo Cancer Center na revista científica International Journal of Cancerhttp://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21618514 – aponta que 32% dos tumores de boca em jovens têm associação com o papilomavírus (HPV). Além disso, estudo em andamento mostra que em amigdala, até 80% dos casos estão associados ao vírus. Há dez anos, essa associação existia em apenas 25% dos casos, representando um crescimento superior a 300%. Um dos participantes desses estudos, o cirurgião oncológico e diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço da instituição, Luiz Paulo Kowalski, alerta que historicamente os cânceres de boca e garganta afetavam homens mais velhos, tabagistas/e ou alcoólatras, mas este perfil foi invertido.  “Hoje esses tumores também atingem os mais jovens (entre 30 e 45 anos), que não fumam e nem bebem em excesso. Entre eles, alguns praticam sexo oral desprotegido. Somado a isso, está o fato de que a incidência esteja aumentando porque a tecnologia que permite o diagnóstico melhorou com o desenvolvimento de mais exames de biologia molecular capazes de detectar o HPV, o que antes não acontecia”, destaca Kowalski.

 

Com base nesses números, na próxima terça, 14, às 17h30, Kowalski e os demais titulares do Departamento de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo responderão as dúvidas do público sobre questões relacionadas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de câncer desta região. Com linguagem voltada ao público leigo, o evento será aberto com a palestra Como Proteger do Câncer Sua Boca e Garganta. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail encontro@accamargo.org.br.

 

De acordo com Kowalski, que coordenará os trabalhos, o objetivo é chamar a atenção da população para a importância da prática de sexo seguro para prevenção do vírus HPV. Por sua vez, ressaltar também que ter sido contaminado com o vírus está longe de ser uma certeza de que o câncer se desenvolverá. “Queremos deixar claro que o HPV é um vírus muito presente na pele ou em mucosas e afeta homens e mulheres. Muitas pessoas já se infectaram, mas não tiveram verrugas nem câncer. Há mais de cem subtipos de HPV, sendo que apenas 30 a 40 deles podem causar doenças como verrugas genitais e tumores no pênis, ânus, vulva, boca, garganta e, o mais comum, no colo do útero”, explica Kowalski.

 

O especialista acrescenta que os tumores de garganta relacionados ao HPV têm um melhor prognóstico em relação àqueles provocados pelo fumo. Eles respondem melhor à quimioterapia e à radioterapia e, muitas vezes, não há necessidade de cirurgia. “Com base nisso, vamos também reforçar que o cigarro segue sendo um fator de risco importante e, quando associado ao consumo de álcool o risco se potencializa e ambos causam tumores que costumam responder pior ao tratamento”, esclarece.

 

HPV x Câncer – Se hoje é sabido que o HPV é um fator de risco importante para tumores de boca e garganta, esta relação é ainda mais consolidada quando falamos em câncer do colo do útero. Isso porque 99% dos casos de câncer de colo uterino estão relacionados com este vírus. No entanto, o fato de ter sido contaminada com o vírus não significa necessariamente que a mulher desenvolverá o tumor. De acordo com o cirurgião oncologista e diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo, Glauco Baiocchi Neto, ao longo da vida adulta, a maioria das mulheres terá contato com o vírus. “Felizmente, 90% delas apresentarão imunidade natural e 10% apenas terão chances de desenvolver lesões pré-malignas que poderiam se tornar câncer”, destaca o especialista.

 

A vacina anti-HPV, cujas pesquisas tiveram início no A.C.Camargo – então sede do Instituto Ludwig – são disponibilizadas no Brasil para meninas de 9 a 13 anos na rede pública, protegendo contra os 2 subtipos do vírus mais associados com câncer e outras doenças nos genitais. “Há 40 tipos de HPV que infectam a região genital, sendo que catorze estão relacionados com o câncer. Porém, os do tipo 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo de útero. Existem também os tipos 6 e 11, que provocam verrugas genitais. A vacina, portanto, não protege 100%, mas previne a maioria dos casos por abranger estes quatro tipos”, destaca Glauco Baiocchi. O HPV também é fator de risco para câncer de pênis e ânus.

 

SERVIÇO
Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center

Tema: Como Proteger do Câncer Sua Boca e Garganta

Data: terça-feira, 14 de abril de 2015
Local: A.C.Camargo – Auditório Sen. José Ermírio de Moraes
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo

HORÁRIOS:
17h30:
recepção
18h00: Palestra
18h30: abertura para perguntas
Inscrições gratuitas: encontro@accamargo.org.br
Agendamento de cobertura de imprensa: moura@comunique.srv.br

 

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center –  Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende pacientes vindos de diversas partes do país e exterior.

 

Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).  Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi apontado, pela edição 500 Melhores Empresas da revista IstoÉ Dinheiro, uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 uma das cinco instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. Também foi eleito a Instituição do Ano pelo Prêmio Saúde 2013, promovido pela Revista Saúde! É Vital.  Em 2014 recebeu o prêmio Valor 1000 pelo melhor desempenho do setor de Serviços Médicos e foi eleito pela sexta vez  uma das melhores empresas para você trabalhar do Guia Você S/A Exame.

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: