Grupo COI realiza novo curso IGRT— radioterapia guiada por imagem —, desta vez para especialistas da Argentina

0
Curso da norte-americana Varian será ministrado por equipe do COI a grupos da Argentina entre 08 e 11 de abril
Após o sucesso do primeiro curso de IGRT – radioterapia guiada por imagem –, da fabricante norte-americana Varian, realizado pelo time de Radioterapia do Grupo COI em janeiro deste ano, a equipe prepara os últimos detalhes para uma nova turma, desta vez voltada para profissionais de centros oncológicos da Argentina. O curso acontece de 8 a 11 de abril, na unidade da Barra da Tijuca do COI, para nove especialistas, entre radio oncologistas, técnicos e físicos médicos. Cerca de dez profissionais da clínica estão envolvidos na coordenação e execução do curso.
O treinamento faz parte de um projeto de Educação em Oncologia realizados pela Varian em parceria com o Grupo COI. Devido ao vasto conhecimento sobre os equipamentos da fabricante, e sobre as mais diversas funções das máquinas, o COI tornou-se o único representante na América Latina responsável pelo curso de IGRT, um importante software de radioterapia guiada por imagem, que traz grandes benefícios ao paciente, como redução no número de sessões e mais precisão e eficácia no tratamento.
“O objetivo é estimular outras instituições do país e da América Latina a usarem a ferramenta e as máquinas em seu desempenho máximo, o que não vinha acontecendo até o momento”, explica Hélio Salmon, diretor técnico de Radioterapia do Grupo COI, acrescentando que o curso surgiu da necessidade de conhecimento do equipamento no Brasil.
De acordo com Salmon, é esperado que todos os compradores usufruam da capacidade máxima do IGRT. Ele lembra que o primeiro curso teve início no dia 28 de janeiro e contou com a presença de nove especialistas de três instituições brasileiras, orientado por profissionais do COI. Desta vez, ele conta que serão contemplados os grupos do Instituto Dean Funes e do Hospital Austral, da Argentina.
“As pessoas compram a máquina, mas não a exploram por completo por falta de informação. Antes de existir esse curso no Rio de Janeiro, os profissionais tinham que ir até Las Vegas (EUA) se quisessem aprender mais sobre essa tecnologia. Iam somente os físicos. Os técnicos poderiam ir também, mas um fator dificultante relacionava-se ao fato de o curso ser lecionado em inglês”, complementa Sue Merritt, diretora de Treinamento e Educação da Varian, ressaltando que, ao adquirir novos equipamentos recentemente, o COI investiu em um amplo treinamento de sua equipe, que, por estar altamente qualificada para seu manuseio, foi convidada para liderar este curso.
Uma das vantagens deste novo modelo de curso é que ele inclui os médicos, ou melhor, os três especialistas em sala de aula. o médico entende quais pacientes podem ser tratados, o físico implementa a tecnologia indicada e o técnico opera o equipamento. “É proposto um objetivo para cada uma dessas especialidades fundamentais para a boa realização do procedimento”, comenta Sue.
Segundo ela, a realização do curso pelo Grupo COI é muito importante para a Varian, pois o mercado brasileiro tem se mostrado um grande investidor em novas tecnologias para a cura e tratamento do câncer. Além disso, o próximo curso previsto é com instituições oncológicas de outros países da América Latina, que terão no Brasil sua base de estudos.
“O COI enxerga o paciente como o centro do seu sistema, e esta ideia vai ao encontro do que pensamos. Não se trata de uma questão comercial, mas sim de uma forma de compartilhar conhecimentos para que pacientes no Brasil e na América Latina tenham excelência no atendimento”, complementa Sue. Para o COI e para a Varian, a tecnologia é uma ferramenta importantíssima para a cura do câncer. Contudo, é preciso investir para que ela seja usada em sua forma mais completa.
Sobre o Grupo COI
Excelência, modernidade e humanização consagraram o Grupo COI como um dos maiores centros de Oncologia do País, em seus 25 anos de existência. Seu qualificado corpo clínico, composto por 50 médicos, além dos cerca de 400 colaboradores, atende aproximadamente quatro mil pacientes todos os meses — são 12 mil pacientes distintos por ano, que respondem por 87 mil atendimentos de diversos tipos — nas atuais unidades da Barra da Tijuca, Botafogo e Nova Iguaçu. Muito em breve, outros dois novos empreendimentos, em Botafogo e Niterói, estarão em funcionamento, tendo sido idealizados dentro dos mais modernos conceitos de arquitetura hospitalar e contanto com equipamentos de ponta, adquiridos pioneiramente no País. Uma combinação ideal de experiência, tecnologia e serviço de alta qualidade.
 
Informações para a imprensa:
APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA
(21) 3461-4616
Raphaela Ribas (raphaela.ribas@approach.com.br) R. 152
Bianca Gomes Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br) R. 164
www.approach.com.br
Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: