Fluxo hospitalar será o tema do próximo Grand Round do Hospital Moinhos de Vento

0

A próxima edição do Grand Round Hospital Moinhos de Vento e Johns Hopkins Medicine International, que acontece no dia 28 de maio, apresentará o modelo “Hopkins Acces Line – Como facilitar o acesso dos pacientes ao Hospital?”, método utilizado no hospital norte-americano.

Há mais de um ano, o Moinhos de Vento afiliou-se a Johns Hopkins Medicine International. Desde o princípio do programa, as duas instituições deram início a um projeto de acompanhamento entre as emergências, que foram complementadas através de videoconferências mensais.

Nos primeiros meses da afiliação, uma equipe da instituição americana esteve na emergência do Moinhos avaliando o andamento dos fluxos, entrada e saída de pacientes. Mais de um ano depois, a equipe retorna para avaliar o processo. Na oportunidade, será realizada uma palestra não só sobre o fluxo dentro da emergência, mas também será detalhado como a emergência depende de todo o hospital e como os sistemas de fluxo e movimentação de pacientes dentro do hospital devem trabalhar em sinergia.

Iniciativas bem-sucedidas são a previsão de alta, a criação de um comitê de fluxo de pacientes que se dedica ao estudo dos tempos e movimentos e busca alternativas para otimizar os processos, promovendo uma comunicação mais efetiva entre as diferentes áreas do hospital. Outro exemplo que será abordado é o horário da alta hospitalar que, via de regra, quando ocorre mais cedo durante o dia, melhora substancialmente o fluxo de pacientes e a disponibilidade de leitos, reduzindo o tempo de internação e, dessa forma, possibilita que um número maior de pacientes seja atendido com ainda mais qualidade e segurança.

“O Moinhos de Vento cada vez mais tem captado pacientes graves, por isso todas as áreas se interligam. O corpo clínico deseja que o paciente chegue até o hospital e seja atendido o mais rápido possível. Para dar certo, tem que haver leitos e para isso tem que ter fluxo”, destaca o Chefe do Serviço Médico de Emergência, Paulo Schmitz.

A atividade será ministrada pelo Chefe Administrativo do Departamento de Emergência e Diretor do Serviço de Encaminhamento de Pacientes e do Projeto Johns Hopkins Lifeline, Jim Scheulen, especialista em “logística de pacientes”. Os interessados em participar da atividade podem se inscrever gratuitamente através do site www.iepmoinhos.com.br/eventos

Sobre o Grand Round

O objetivo do programa é promover palestras para troca de conhecimento, na medicina e demais áreas da saúde, com a participação de profissionais de referência, tanto em nível nacional quanto internacional. Estimular discussão ampla e multidisciplinar de temas altamente prevalentes, procurando integrar conhecimento científico de ponta com estratégias práticas para pronta aplicação ao cuidado dos pacientes à beira do leito.

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: