Estudo sobre uso do ClinicalKey na reversão de glosas hospitalares conquista Prêmio Healthcare Innovation da HIMSS LA 2015

0

O “Case Study with Clinicalkey – Evidence-Based Medicine” venceu o Prêmio Healthcare Innovation da edição latino-americana 2015 da Healthcare Information and Management Systems Society – HIMSS, na categoria Cuidados Agudos. Com a conquista, o ClinicalKey – ferramenta de buscas clínicas da Elsevier – passa a ser reconhecido como o CDS (Clinical Decision Support System) que mais se adequa ao EMRAM, Modelo de Adoção do Registo Médico Eletrônico proposto pela HIMSS para auxiliar as instituições de saúde a alcançarem maior qualidade e governança clínica através do uso da tecnologia.

Segundo Jeremy T. Bonfini, vice-presidente executivo do setor de serviços globais da HIMSS, “os sistemas de saúde estão sob pressão real para fornecer mais e melhores cuidados por menos. A única solução é tornar-se mais eficiente e isso exige sistemas de TI de classe mundial.”

O estudo realizado em um hospital privado, referência em medicina de alta complexidade no  Rio de Janeiro, partiu de uma série de entrevistas com a diretoria da instituição para levantar os itens mais glosados. Foram identificados 17 itens com maior recusa de pagamento pelas operadoras de saúde, no período de janeiro a setembro de 2014, o que representou uma perda de receita em torno de R$ 1 milhão para o hospital. O Clinicalkey forneceu evidências para fundamentar a adoção de 15 dos 17 itens glosados, demonstrando ser útil no processo de reversão das glosas aplicadas e recuperar um valor de R$ 865.000,00.

Hospitais com ClinicalKey no Brasil e integração a prontuários

No Brasil, a lista de instituições que já utilizam o ClinicalKey inclui os hospitais Sírio-Libanês, Israelita Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, São Rafael, Instituto do Coração de São Paulo (INCOR), entre outros. A ferramenta também está integrada aos prontuários eletrônicos das plataformas SoulMV e Athimos, das empresas MV e a WW8, respectivamente. Segundo Giselle, “interoperabilidade entre as melhores soluções de cada área é a chave para que a tecnologia contribua cada vez mais para a qualidade da saúde”.

Recurso criado pela Elsevier, líder mundial no fornecimento de produtos de informação científica, técnica e médica, o ClinicalKey oferece evidências para mais de 30 especialidades médicas e cirúrgicas, incluindo todo o conteúdo de livros consagrados de autores renomados e periódicos de referência publicados pela Elsevier, guidelines, revisões sistemáticas, ensaios clínicos, MEDLINE, além de vídeos, imagens, procedimentos e monografias sobre drogas.

Médicos e profissionais de saúde acessam ClinicalKey 24 horas por dia, 7 dias por semana, através de diversos dispositivos móveis e encontram rapidamente informações confiáveis para diagnósticos e condições médicas, além das pesquisas mais recentes sobre doenças e tratamentos. Desde o lançamento mundial em 2012, centenas de hospitais e escolas médicas adotaram a ferramenta.

ClinicalKey Case Study disponível para download em http://bit.ly/1Ps0Ot1
Prêmio Líderes da Saúde

O ineditismo do estudo rendeu ainda uma indicação como finalista ao Prêmio Líderes da Saúde, realizado pelo Grupo Mídia, com cerimônia marcada para dia 10/12, em São Paulo.

“A medicina baseada em evidência oferece a fundamentação necessária para minimizar a incidência de glosas. Existem várias classificações dos níveis e graus de recomendação das evidências mas, por serem simples e praticáveis, os critérios estabelecidos pela metodologia Cochrane são os mais utilizados pela comunidade médica. Para embasar o estudo de caso do ClinicalKey, a metodologia Cochrane serviu de modelo teórico para demonstrar como a ferramenta da Elsevier permite que os profissionais de saúde  pesquisem, identifiquem e encontrem, com rapidez e facilidade, as mais relevantes evidências a partir dos filtros de buscas que a plataforma oferece”, explica Giselle Vasconcellos, Coordenadora de Marketing da Elsevier e autora do estudo.


Fonte: Elsevier

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: