Estudo aponta maior nível de segurança em tratamento com dabigatrana

0

Um estudo, publicado no JAMA Internal Medicine em 3 de outubro[i], aponta que dabigatran apresenta menor risco de sangramento no tratamento de fibrilação atrial. Mais de 118.000 pacientes com fibrilação atrial e mais de 65 anos de idade participaram do estudo clínico que comparou dois anticoagulantes orais não vitamina K, rivaroxabana e dabigatrana.

Embora ambos medicamentos tenham apresentado proteção comparável contra o AVC tromboembolítico, o tratamento com rivaroxabana foi associado à um aumento significativo de risco de sangramento intracraniano, extracraniano e gastrointestinal.

Dabigratana,150 mg, comercialmente vendido como Pradaxa, apresenta maior nível de segurança contra hemorragias em tratamento de fibrilação atrial. O estudo independente foi conduzido pelo epidemiologista David J. Graham e colegas do FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos.

O estudo oferece informações valiosas para ajudar os médicos na escolha de um tratamento com maiores benefícios dos pacientes. O material confirma resultados de outros estudos do mundo real publicados no início deste ano e oferece riqueza de dados para apoiar a segurança e eficácia da dabigatrana”, afirma Dra. Patrícia Rangel, Diretora Médica da Boehringer Ingelheim.

O estudo ocorreu de 4 de novembro de 2011, até 30 de junho de2014 com a administração de dabigatrana, 150mg, duas vezes ao dia ou rivaroxabana, 20mg, uma vez ao dia. A análise dos dados foi realizada de 07 de maio de 2015 a 30 de junho de 2016.

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: