AstraZeneca lança a primeira combinação em dose fixa de Dapagliflozina (iSGLT2) e Metformina XR com dupla ação para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2

0

Xigduo XR chega ao mercado para proporcionar um tratamento seguro e eficaz aos pacientes com diabetes tipo 2. O medicamento é o 1° da classe dos inibidores da SLGT2 a combinar a Dapagliflozina com Metformina XR. A Dapagliflozina foi a primeira molécula da classe dos inibidores de SGLT2 a ser lançada no Brasil, e agora é a primeira substância dessa mesma classe a ser lançada em combinação em dose fixa com Metformina XR, em um único comprimido.

Continuando suas práticas de inovação, a AstraZeneca uniu tecnologia à tradição para desenvolver esse medicamento. A combinação em dose fixa de XigDuo XR, associa Dapagliflozina, que age diretamente nos rins, inibindo uma proteína que é responsável pela reabsorção de glicose para o sangue (SGLT2-cotransportador de sódio e glicose tipo 2), e a Metformina XR, que reduz a produção de glicose pelo fígado, reduz a absorção intestinal de glicose e aumenta a utilização de glicose pelo músculo, permitindo ao paciente um melhor controle da doença.

“Xigduo XR possui, em um único comprimido, duas terapias muito usadas pelos médicos para o tratamento de diabéticos do tipo 2. Em geral, a maioria dos pacientes necessita de mais de uma medicação para atingir o controle do diabetes. Xigduo XR vem para auxiliar no controle mais eficaz e mais ágil da doença. Além do controle dos níveis de açúcar no sangue, a dapagliflozina oferece outros benefícios adicionais ao controle da doença como redução do peso, redução da gordura abdominal e redução da pressão arterial, fatores especialmente importantes, uma vez que muitos diabéticos também estão acima do peso ideal e são hipertensos. A Metformina XR, por sua vez, já consagrada como molécula de escolha no tratamento do diabetes, em sua forma de liberação prolongada ou XR, oferece maior conforto durante o uso desse medicamento. Por fim, a associação em um único comprimido aumentará a comodidade do uso pelo paciente e, consequentemente, melhora a adesão ao tratamento com maior controle glicêmico”, afirma a Dra. Andréia Sapienza, Gerente Médica de Diabetes na AstraZeneca.

Ficha técnica:

Produto: Xigduo XR (dapagliflozina + metformina)

Indicações: Xigduo XR é indicado para adultos (acima de 18 anos) com diabetes mellitus tipo 2, juntamente com dieta e exercícios, para melhora do controle glicêmico.

– Para pacientes que já estão em tratamento com a combinação de dapagliflozina com metformina em comprimidos separados.

Contra-indicações: Xigduo XR é contraindicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade a dapagliflozina ou aos outros componentes da fórmula.

Apresentação: comprimidos de 5/500, 5/1000 e 10/1000

Número do registro no Ministério da Saúde: 1.0180.0407 (XIG005_min)

 

 

Fonte: AstraZeneca

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: