App SaúdeControle é o aliado dos pacientes no DIA MUNDIAL da Saúde

0

App SaúdeControle é o maior aliado dos pacientes ao trazer para a palma da mão todos os dados do seu histórico médico em qualquer lugar e a qualquer hora.

Hoje o Brasil está entre os países que tem o maior número de obesos e isso vem aumentando. Dados de um estudo feito pelo Ministério da Saúde e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), divulgados no início do ano, mostram que a proporção de obesos entre usuários de planos de saúde subiu 36% em sete anos: passando de 12,5% em 2008, para 17% em 2015.

Se considerados todos os usuários que estão acima do peso ideal, esse índice chega a 52,3%, um aumento de 12,5% no mesmo período. Atualmente há 1.481 programas ativos promovidos pelos planos de saúde no país, oferecidos por 379 operadoras de planos de saúde, o equivalente a 34% do total. Em 2010, eram apenas 82 programas desse tipo.

Mapa da obesidade no país*

26,9% costumam consumir carnes com excesso de gordura

45,4% têm prática considerada insuficiente de atividade física

22,6% têm dislipidemia (colesterol ou triglicérides elevado)

22,2% têm hipertensão

7,2% são fumantes, sendo que 1,9% destes fumam mais de 20 cigarros/dia

6,5% têm diabetes

*Dados de 2015 do Ministério da Saúde e ANS

Além do controle da obesidade, têm como foco o combate ao tabagismo, estímulo a exercícios físicos e mapeamento precoce de doenças. “Ter um app que faz esse controle pelo celular é um grande aliado, tanto do paciente como do plano de saúde porque terá maior adesão aos programas de prevenção e combate à obesidade e tabagismo”, explica Adrianno Barcellos, co-CEO do SaúdeControle.

Por meio da iniciativa do governo estadual de São Paulo, o PitchGov, o app está sendo disponibilizado aos pacientes do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – IAMSPE, que atende 1,3 milhão de servidores.

Agora em fase de implementação, durante os testes o SaúdeControle foi monitorado e usado por um grupo selecionado nos ambulatórios de endocrinologia, gastroclínica e ginecologia e obstetrícia. Os usuários são pacientes com doenças crônicas transmissíveis (hepatite B) e não transmissíveis – diabetes, melitus e doença inflamatória crônica do intestino.

Na etapa do projeto-piloto a adesão dos pacientes escolhidos pelo IAMSPE superou as expectativas. “Dos participantes, 75% eram mulheres, sendo 30% entre 60 e 79 anos e 42% na faixa entre 30 e 59 anos”, diz Barcellos.

De acordo com o relatório do IAMSPE, que avaliou a viabilidade do uso do SaúdeControle, dos pacientes que participaram da pesquisa de satisfação, 91,5% indicaram os alertas de horários e de medicamentos e 96,7% disseram que os alertas de consultas agendadas são os melhores recursos do SaúdeControle.

Principais recursos e benefícios do App:

– Descontos de 8 a 55% em remédios e localização da farmácia mais próxima ao usuário;

– Sincronismo automático nas três plataformas (Android, iOS e desktop);

– Inclusão dos dados dos dependentes;

– Preenchimento único da Ficha Clínica pelo paciente e interface com os médicos do usuário para o preenchimento das informações mais detalhadas;

– Busca de informações nos Laboratórios cadastrados;

– Praticidade para Editar, Incluir e receber informações;

– Dicas referentes à: Qualidade de Vida e Saúde, Alimentos e Dietas, Beleza, Esportes e Artigos de Profissionais do setor;

– Em casos de emergência, entrega ao médico ou hospital informações atualizadas e precisas.

Share.

About Author

Leave A Reply

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: